terça-feira, 9 de abril de 2013

escrever para aprender - o texto narrativo

A escrita é um processo complexo e lento.
Os “Amigos” ensaiam os primeiros passos na construção de pequenos textos.
Durante estes últimos dias, temos vindo a tentar descobrir como escrever um texto narrativo. As várias etapas de escrita de um texto deste tipo foram trabalhadas separadamente: a planificação, a composição e a revisão.
Para ajudarmos na planificação, dotámos os alunos de um “esquema orientador” com todas as componentes da narrativa (introdução, desenvolvimento e conclusão). Em cada uma destas partes os alunos tiveram de preencher os vários elementos da narrativa: personagem, tempo, espaço, problema/conflito, resolução do problema/conflito e, finalmente, o desenlace ou conclusão. Para cada item foram-lhes propostas várias sugestões das quais teriam de escolher uma e, assim, preencherem o esquema orientador fornecido.
Passou-se, então, à composição. Cada aluno teve de escrever uma história, com o máximo de quinze linhas.
Os textos criados foram corrigidos pelo professor, e foi escolhido um para melhoramento. Este texto foi escrito no quadro, tal como o aluno o tinha escrito. Foram analisados e corrigidos os erros ortográficos, a apresentação gráfica e, por fim, no quadro interativo, com colaboração de toda a turma, alteraram-se algumas partes do texto, mas mantendo sempre a ideia do autor e de forma que contribuísse para o seu melhoramento.
No final, obtivemos uma bela história que iremos ilustrar.


1 comentário:

  1. Gosto muito de escrever histórias e agora que aprendemos a fazer a planificação já consigo fazer melhor as minhas histórias! :D ;D

    ResponderEliminar