terça-feira, 30 de abril de 2013

Mother's day

Na aula de inglês de hoje, “Os Amigos” fizeram um lindo cartão para o Dia da Mãe, dia muito querido de todos nós.
Além do cartão, estudámos e fizemos relacionações de vocabulário alusivo a este tema.


sexta-feira, 26 de abril de 2013

liberdade é...

Depois de termos falado de liberdade e deste especial abril de 1974, desafiámos “Os Amigos” a escreverem um poema em que expusessem o que pensam que é a Liberdade.

Houve empenhamento de “Os Amigos”, que procuraram informar-se junto dos pais, para, assim, poderem tratar este assunto mais acertadamente.
Deixamos apenas um, como exemplo.

Liberdade

É falar livremente
é dizer sem medo
o que nos vem na mente.
Liberdade é eu ser amiga
de quem eu quiser.
É poder vestir
o que me apetecer.
Liberdade é…
dar a minha opinião
e respeitar a opinião dos outros.
É dizer sim ou não.
É poder ir para a mesma escola
que o meu irmão.
Liberdade é poder fazer escolhas.
É poder brincar com os meus amigos
mas sem correr perigo.
                                   Ana Simão

quarta-feira, 24 de abril de 2013

Se a memória existe

"Um dia, no País das Pessoas Tristes, o Povo decidiu reconquistar o seu tesouro, os soldados reuniram-se nos quartéis e pegaram nas suas armas, toda a gente saiu alvoroçadamente para a rua e acompanhou os soldados, cantando e gritando Viva a liberdade! Viva a Liberdade! Era o dia 25 de abril de 1974".
                                 Pacheco, Nuno. Se a mamória existe. DVD08 25 abril 30 anos. Jornal Público

Hoje, falámos do dia da liberdade – o 25 de Abril -, ouvimos a “Grândola vila morena”, do Zeca Afonso e “ E depois do adeus”, de Paulo de Carvalho, as duas canções ligadas a este dia. Vimos um filme de João Botelho, “Se a memória existe”, no qual os vários militares de Abril foram convidados a ler o livro “O tesouro”, de Manuel António Pina.
Para falarmos de liberdade, lemos o livro de José Jorge Letria, “A liberdade o que é?”.










IV- Marcha solidária 2013

De manhã, participámos na IV marcha solidária 2013, promovida pela equipa do Projeto de Educação para a Saúde (P.E.S.) e pelo grupo disciplinar de Educação Física, envolvendo todas as Escolas e Jardins do Agrupamento de Escolas Emídio Garcia e que pretendem despertar a consciência das crianças e dos jovens para o seu papel na construção de uma cidadania ativa, na promoção da saúde e ainda incentivar toda a comunidade educativa a contribuir para o desenvolvimento social em Portugal e nos países em via de desenvolvimento.









terça-feira, 23 de abril de 2013

Hoje, dia mundial do livro e dos direitos de autor

Para finalizar este dia em que o livro mereceu destaque, "Os Amigos" fizeram um exercício de escrita criativa recorrendo ao acróstico.
Na sua planificação relembrámos palavras da área vocabular de livro, respondendo às seguintes perguntas:- O que é um livro? - O que há num livro? - Para que serve o livro?
Aqui ficam as respostas obtidas."

De livro fechado, não sai letrado

A biblioteca escolar do Centro Escolar associou-se à “Brisa em tons musicais” e, no final, entregou os prémios aos três alunos que mais requisitaram livros no segundo período. Parabéns para a Carolina Malhão, que encimou o pódio.
Fazemos votos que este prémio sirva de incentivo a todos os Amigos e que neste período o pódio tenha, de novo, representantes dos Amigos.

Brisa em tons musicis

Para a comemoração do Dia mundial do livro e direitos de autor a Se6 preparou uma pequena apresentação cultural para todos os alunos do Centro Escolar.
Tendo como tema a água, os alunos brindaram-nos com poemas de Sophia de Mello Breyner, Vergílio Alberto Vieira, Toquinho e E. Y. Harburg.
Parabéns aos alunos da Se6, do 3.º ano, que se mostraram tão habilidosos em cima do palco e aos seus professores que os preparam para este momento cultural, que nos deliciou a todos. Parabéns!



















Curso de livreiro

Hoje, Dia mundial do livro e dos direitos de autor, deslocámo-nos à livraria Bertrand, no Bragança Shopping, a fim de participarmos na ação “Curso de livreiro para crianças” levada a efeito por esta empresa livreira. Esta atividade propunha os seguintes objetivos:
-  promover o gosto pelo livro e pela leitura;
- desvendar os segredos de como funciona uma livraria.
As crianças puderam aprender a identificar as várias partes de um livro e como se produz, após o que fizeram uma visita guiada à livraria.
No final, receberam um diploma e foi-lhes entregue uma lembrança da livraria Bertrand.
“Os Amigos” gostaram e ficaram a conhecer melhor uma livraria.
Foi uma atividade muito proveitosa, muito agradável, que temos de agradecer à livraria Bertrand.

segunda-feira, 22 de abril de 2013

frutos

Hoje, lemos e interpretámos o poema “Frutos”, do poeta Eugénio de Andrade, do livro que leva o título “Aquela nuvem e outras”. Iniciámo-lo no 1.º ano e, paulatinamente, temos vindo a saborear estes poemas para crianças mas de que os adultos também gostam.
Falámos dos frutos da nossa região e escrevemos os nomes daqueles que conhecíamos. Partindo desses nomes, fomos à descoberta das árvores e dos arbustos que estimulam os nossos sentidos com as suas vistosas flores e os seus saborosos frutos. Acrescentando ao nome do fruto o “bocadinho”- “eiro” ou “eira”- formámos novas palavras.
Seguidamente, dos frutos cujos nomes escrevemos, escolhemos dez e dentre eles o nosso favorito. Finalmente, iniciámos a escrita de um poema com a estrutura destes versos de Eugénio de Andrade.

sexta-feira, 19 de abril de 2013

a girafa que comia estrelas iv

Hoje, continuámos a ler mais umas páginas acerca da nossa amiga girafa.
Aprendemos algum vocabulário novo e conhecemos mais uma personagem, a galinha-do-mato, também conhecida como galinha pintada.

seres vivos iv

Contámos com mais uma aula de ciências experimentais. Como na escola não há uma lupa binocular, a professora Graça trouxe uma para podermos observar melhor as sementes. Desta forma, pudemos ver com pormenor a textura de algumas sementes nas quais, a olho nu, era impossível observar algumas particularidades. A lupa binocular foi uma ferramenta fundamental nesta nossa observação. Para certos trabalhos é necessário possuir boas ferramentas, caso contrário não se obtêm bons resultados.













quinta-feira, 18 de abril de 2013

seres vivos III

Continuámos a estudar os seres vivos - as plantas. Observámos e falámos de sementes. Identificámos algumas sementes e relacionámo-las com a espécie da planta que lhe deu origem. Classificámo-las quanto à cor, ao tamanho, à textura, à forma e, por fim, fizemos pesagens para podermos verificar que, enquanto para algumas sementes eram necessárias muitas para perfazer dez gramas, relativamente a outras, eram precisas apenas duas ou três para obter os mesmos dez gramas.


















matematicando

Hoje, trabalhámos com o compasso. Aprendemos (ainda teremos de treinar mais) a traçar circunferências. Aprendemos também o que são o raio e o diâmetro.
Seguidamente, recortámos os círculos que tínhamos traçado, dobrámo-los pelo diâmetro e cortámo-los para obtermos as duas metades correspondentes a cada círculo .
Aprendemos a noção de metade ,ou um meio (½), e a sua representação matemática. 

Primavera

Trabalhámos um poema sobre a primavera. 
No final, fizemos poemas seguindo a estrutura do que tínhamos estudado.


Primavera

São as abelhas que constroem
a primavera.
São também as borboletas
nas flores.
É o calor, escaldante,
no quintal.
É a árvore
a florir.
                    Ana Carolina 

terça-feira, 16 de abril de 2013

educação sexual

Atividade integrada no Plano Anual de Atividades (PAA) e resultando da parceria estabelecida entre o Agrupamento de Escolas e o Centro de Saúde, recebemos na turma a enfermeira Ana Sofia para nos falar de sexualidade. De uma forma lúdica, os alunos aprenderam a referir-se sem complexos a este tema ainda considerado tabu.

 








incursões matemáticas

Na área de estudo do meio, tratámos durante alguns dias do estado do tempo (meteorologia) e fizemos alguns registos.
Hoje, aproveitando um registo mensal do manual, efetuámos um gráfico de barras e fizemos a sua leitura.



sexta-feira, 12 de abril de 2013

A girafa que comia estrelas III

Hoje, fomos à biblioteca a fim de procurar informações acerca da protagonista do livro que andamos a ler: a girafa.
 Aprendemos como procurar nos livros utilizando o índice. Depois de o consultarmos e procurado a página ou páginas aí indicadas, retirámos a informação necessária para a pesquisa que estávamos a fazer. Utilizámos dois suportes na nossa procura: livros e internet.
No final, já na sala de aula, cada grupo apresentou o seu trabalho, e com a informação dos diversos grupos preenchemos o BI da girafa.























seres vivos II

Na aula de ciências experimentais continuámos a estudar os seres vivos, mais especificamente, as plantas.
Nesta aula, falámos de plantas espontâneas e de plantas cultivadas. Aprendemos que as primeiras nascem naturalmente na natureza e que as segundas são aquelas que o homem semeia ou planta.









quinta-feira, 11 de abril de 2013

sílabas

Explorando o texto “A princesa e a coroa”, classificámos as palavras quanto ao número de sílabas e, mediante o número, fomos completando uma tabela. Aprendemos que, tendo em conta o número de sílabas, as palavras classificam-se em monossílabos (com 1 sílaba: fim), dissílabos (com 2 sílabas: ou/viu), trissílabos (com 3 sílabas: cas/te/lo) e polissílabos (com mais de 3 sílabas: de/sa/pa/re/ceu).