quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Texto narrativo

Sabemos que a aprendizagem da escrita é um processo lento e longo, pelo que deve ser objeto de ensino no início da escolaridade. Não podemos esquecer que esta matéria deve proporcionar uma prática intensiva e incidir sobre o seu processo – planificação, textualização e revisão.

Temos vindo a proporcionar a "Os Amigos" este caminho longo, pondo-os em contacto com uma diversidade de géneros textuais (aviso, recado, convite, descritivo, informativo…).
Hoje, iniciámos o narrativo e como achámos que a sua aprendizagem requer um ensino sequencial de todo o seu processo, começámos por identificar a estrutura de uma narrativa.
Seguidamente, em grupo, distribuímos algumas cartas onde estavam representados os componentes da narrativa (a personagem principal, o tempo, o espaço, a missão e também outras personagens que ajudam ou complicam a ação da personagem principal a ter êxito ou a fracassar.
A partir destes dados, "Os Amigos" foram planificando a sua história (narração), através de uma ficha distribuída para o efeito.
Depois de planificado, deveriam fazer a textualização, ou seja, recorrer a formas de combinarem expressões para construir o texto.
Cada grupo iniciou a sua história mas as dificuldades foram surgindo, o tempo passou, e a história não se acabou…
Mas vai ter o seu termo!











Sem comentários:

Enviar um comentário