quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Texto instrucional

Realizar experiências, experimentar uma receita culinária, pôr em funcionamento um eletrodoméstico ou um brinquedo, ler as regras a seguir num jogo são atividades com que nos confrontamos diariamente, pelo que os nossos alunos devem estar preparados para escrever e compreender com êxito este tipo de texto.
Nesta semana em que estamos a estudar a alimentação, misturámos de forma aleatória os nomes, quantidades dos ingredientes e modo de preparação de duas receitas (mousse de castanhas e esparguete com cogumelos e bacon) e propusemos aos Amigos que selecionassem dessa listagem de ingredientes e do modo de preparação aqueles elementos que pertenciam à receita de mousse de castanhas.
No final, os alunos escreveram a receita em causa e confrontaram-na com o texto “Mousse de castanhas”, que se encontra no seu manual de leitura.
Com esta atividade tivemos como meta o desenvolvimento de estratégias de antecipação com base em associações lógicas.
Para terminar, como havia duas receitas distintas, pedimos que atribuíssem um título à que não o tinha. Vamos ver se, com ajuda dos seus familiares, os Amigos experimentam alguma destas receitas
.

Sem comentários:

Enviar um comentário