Temos vindo a proporcionar a "Os
Amigos" este caminho longo, pondo-os em contacto com uma diversidade de
géneros textuais (aviso, recado, convite, descritivo, informativo…).
Hoje, iniciámos o narrativo e como achámos que a
sua aprendizagem requer um ensino sequencial de todo o seu processo, começámos
por identificar a estrutura de uma narrativa.
Seguidamente, em grupo, distribuímos algumas
cartas onde estavam representados os componentes da narrativa (a personagem
principal, o tempo, o espaço, a missão e também outras personagens que ajudam
ou complicam a ação da personagem principal a ter êxito ou a fracassar.
A partir destes dados, "Os Amigos"
foram planificando a sua história (narração), através de uma ficha distribuída
para o efeito.
Depois de planificado, deveriam fazer a
textualização, ou seja, recorrer a formas de combinarem expressões para
construir o texto.
Cada grupo iniciou a sua história mas as
dificuldades foram surgindo, o tempo passou, e a história não se acabou…
Mas vai ter o seu termo!
Sem comentários:
Enviar um comentário