sábado, 30 de março de 2013

terça-feira, 19 de março de 2013

Para ti, Pai!

Apesar de “Os Amigos” se encontrarem já a gozar as férias da Páscoa não se esqueceram do dia de S. José, que corresponde ao Dia do Pai. Por esse motivo, antes do encerramento das aulas, prepararam uma surpresa para os Pais.
Este pequeno presente encerra muito trabalho e empenho das crianças, destinado a ser dedicado a todos os Pais.
Para todos desejamos um feliz Dia do Pai.

sexta-feira, 15 de março de 2013

dunas

As ciências experimentais quiseram aliar-se à Semana da Leitura e tivemos uma experiência relacionada com o mar. Quando falamos de mar lembramo-nos de praia, areia, muita areia…
Com um tabuleiro cheio de areia e um secador de cabelo, que simulava o vento, os alunos puderam observar como as dunas são estruturas dinâmicas que se formam por processos eólicos.
Na fase seguinte desta experiência, colocaram-se pedras e plantas na areia, e os alunos puderam verificar como a vegetação é importante na proteção das dunas.















Onda

Para término da Semana da Leitura escolhemos o álbum “Onda de Suzy Lee”.
Terminámos a Semana da Leitura mas este álbum vai-nos acompanhar ainda mais uns dias, quando regressarmos de férias. Hoje, reatámos a sua leitura ou, melhor, as suas múltiplas leituras. Os “Amigos” imaginaram e ilustraram e, depois, começaram a escrever o que observavam em cada página que passava.
No final, esperamos ter uma bela história…







ainda mais maquetes

Com o fim de período a aproximar-se, terminámos a apresentação das maquetas.
Foi um trabalho que os “Amigos” gostaram de fazer e de apresentar. Todas elas mostravam muito engenho, mas o mais importante foi a aprendizagem e o empenho demonstrado.
Também aos encarregados de educação o nosso bem-haja pelo apoio com que acompanharam as suas crianças, e pelos trabalhos reconhecemos que também gostaram de participar, o que sobremaneira nos agrada.















quinta-feira, 14 de março de 2013

entrega de prémios

“Os Amigos” participaram, juntamente com a Turma SE8, na cerimónia de entrega de prémios do concurso realizado pela biblioteca escolar – Ler e ilustrar.
Numa articulação das atividades de enriquecimento curricular (AEC), inglês e educação musical, os alunos interpretaram, entre outros, os trechos musicais: Ler é preciso, Over the rainbow e O meu pai, tornando esta cerimónia num interessante momento cultural da Semana da Leitura.
Veja os vídeos na banda lateral.














celebração pascal

Como é habitual na nossa escola, a Eucaristia Pascal encerrou as atividades escolares do 2.º período. No corrente ano, esta celebração realizou-se na Sé Catedral da nossa cidade e foi presidida pelo Sr. Padre Sobrinho Alves.
Toda a comunidade educativa se juntou para celebrar a Páscoa, desta vez, como referiu o celebrante, numa comunidade mais alargada com a fusão do Agrupamento de Escolas Paulo Quintela e da Escola Secundária Emídio Garcia num mega agrupamento, abrangendo alunos dos 3 aos 18 anos.
Se Páscoa significa uma vida nova, que esta nova escola seja o início de um percurso onde haja mais compreensão, mais união, mais partilha, mais valores e atitudes positivas para que todos cresçam de uma forma sã equilibrada.
A todos desejamos boa Páscoa.
















quarta-feira, 13 de março de 2013

o mar invadiu a escola

A leitura está a envolver de forma intensa toda a nossa escola. Anda tão presente em todos os lugares que ninguém que aqui entre deixará de sentir o apelo que se faz para a necessidade desta atividade.
Logo, no átrio de entrada, surpreende-nos o estendal de poesia; ao longo dos corredores, vários tipos de textos com a temática do mar levam os caminhantes a não resistir às imagens e a decifrar cada um dos textos.
Foi assim que a Biblioteca Escolar quis aproveitar esta semana especial para fomentar o gosto pela leitura.











contadora de histórias

“Os Amigos” deslocaram-se hoje à Biblioteca Escolar para ouvir um conto acerca da vida aquática.
A contadora de histórias, Dr.ª Céu, responsável da Biblioteca Municipal, soube cativar a atenção dos alunos com o conto “O mar... é o nosso lar”, uma história duns peixinhos que queriam abandonar o seu meio natural, mas que na sua fuga são alertados por uma minhoca para o não fazerem, e os avisa do mau uso que os humanos fazem da Natureza, dos danos com que diariamente dissipam os bens naturais, que deviam ser tão poupados, e que o ambiente e o próprio mar correm graves perigos, atentando contra todos os seres vivos.
É uma história para a cidadania, que é como um toque de rebate para os mais pequenos do risco que correm rios e mares com a poluição que o homem tem provocado em todo o Mundo.
“Os Amigos” compreenderam a mensagem contida nesta história e aperceberam-se de que há alguém atento, que chama a nossa atenção para evitar a destruição da Natureza, que temos de preservar custe o que custar. 









a rosa e o mar

Ontem, lemos o poema “A rosa e o mar”, de Eugénio de Andrade, autor com que já tivéramos contacto noutras aulas e de que recordámos alguns poemas.
Esta leitura está integrada nesta Semana de Leitura que estamos a viver. Como já foi anunciado, neste ano, o tema das obras que devemos ler é o Mar.
Lemos o texto e explorámos o seu conteúdo ideológico. Trabalhámos também o campo lexical de mar e a correspondente família de palavras.










adivinha

Na aula de educação musical, “Os Amigos” estão a preparar uma surpresa para o Dia do Pai. Curiosos, hoje fomos espreitar o trabalho e gostámos do que pudemos descobrir.


segunda-feira, 11 de março de 2013

em harmonia com o ritmo

A dança jazz é uma atividade lúdica que motiva e cativa as crianças, permitindo-lhes combinar deslocamentos, movimentos não locomotores e equilíbrios adequados à expressão de motivos ou temas combinados, de acordo com a estrutura rítmica e melódica de composições musicais, que exigem da criança muita atenção e concentração.

Com atividades como esta estamos a desenvolver o domínio global das capacidades motoras e a ampliar o campo de experiências dos alunos.
Aula muito alegre, em que a participação e entrega dos alunos estiveram bem visíveis.










ler para aprender, conhecer e sonhar

Utilizámos as TIC para iniciarmos esta semana que dedicamos à leitura. Todos nós sabemos que é através da leitura que adquirimos o conhecimento. Quanto mais lermos mais descobrimos, mais conhecemos e melhor compreendemos o mundo que nos rodeia.
Começamos a ler e a ouvir a história do dia, no sítio – História do dia – onde o escritor António Torrado deixa uma história para cada dia que passa. A de hoje era uma história tradicional portuguesa – As duas panelas.









sábado, 9 de março de 2013

mais maquetas...

 “Os Amigos” continuaram a apresentar as suas maquetas aos colegas.
Portaram-se muito bem pelo que merecem felicitações.



sexta-feira, 8 de março de 2013

Leituras noutros suportes

Está a começar a Semana da Leitura 2013, este ano dedicada ao Mar.

A história que propomos para leres em casa e durante toda a semana é A Rosinha, o Mar e os Sonhos, de Rosário Alçada Araújo. O seu suporte não é o papel. Utilizámos um novo suporte: o livro digital.
 Encontras este suporte na barra lateral – o Livro da Semana.
“A Rosinha nunca compreendera porque é que o mar parava junto à praia, e recuava, voltando de novo para o aconchego das suas águas”…
Em cada onda é um sonho que traz e “é no alto mar que vivem os sonhos bonitos”…
Deixa-te embalar pelas ondas e vai à procura dos sonhos…
Dá também uma espreitadela no - Queres ouvir uma história? E poderás ouvir a leitura do livro, - O mar, de Luísa Ducla Soares. “Imagina o imenso mar na forma de um poema onde se pode encontrar toda uma história, não só a do mar, dos golfinhos e da beleza dos corais, mas também a do lixo e da poluição. Um poema ilustrado com o movimento das ondas. Não percas o pé, mas mergulha”.
Lê e sente-te feliz.

ar quente e ar frio

A experiência de hoje tinha como objetivo observar o efeito gerado pelo aquecimento do ar a partir de uma fonte de calor. Servimo-nos de balões cheios de ar e dos radiadores da sala de aula.
No decorrer desta experiência, pudemos verificar que os balões colocados por cima do radiador frio não mexiam e os que se encontravam por cima do radiador quente, esses mexiam, donde se pode concluir que era o ar quente que, por ser mais leve, e ao subir, fazia mexê-los.
Isto acontece devido a que o ar quente é mais leve que o ar frio, portanto, sobe, e ao deslocar-se de baixo para cima fazia mexer os balões.