quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Halloween

Halloween é uma festa dos países anglo-saxónicos, com grande representação nos Estados Unidos e no Canadá e que tem vindo a enraizar-se nas nossas escolas, onde é tratado nas aulas de AEC (atividade de Enriquecimento Curricular) de inglês.
Foi hoje o tema da nossa aula de inglês em que todos participámos de forma muito ativa. A Professora Cristina falou-nos desta tradição, depois, visualizámos um pequeno filme sobre esta celebração para melhor percebermos as razões desta festa, na qual as crianças participam usando fantasias assustadoras, percorrendo as ruas e indo de porta em porta dizendo “doçura ou travessura”, terminando a noite com muitas guloseimas...
Seguidamente, ouvimos a história “Dora e o dia das bruxas”, seguindo-se um desfile dos “Amigos” vestidos como manda aquela tradição.
Para finalizar esta festa de “Halloween”, os Amigos pintaram uma “pumpkiin” e resolveram um labirinto, levando uma bruxinha na sua vassoura até à Lua.
Foi uma aula que contribuiu para os Amigos ficarem mais enriquecidos culturalmente e perceberem melhor algumas tradições de outros povos e de outras línguas.

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Árvore genealógica

Os Amigos apresentaram à turma como era constituída a sua família, recuando até à terceira geração. Assim, puderam verificar que havia famílias mais numerosas do que outras e também falaram acerca da relação de parentesco entre os vários elementos que constituem cada família, usando vocabulário específico.
Os trabalhos apresentados estavam bem estruturados e muito diversificados, pelo que também aprendemos ao ver os trabalhos dos colegas.
Parabéns a todos!

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Do escuro nasceu a cor

Iniciámos a exploração de um novo livro. Bem, novo, novo já não é para os Amigos, pois já havia sido abordado no ano anterior, mas como o havíamos simplesmente iniciado, achámos por bem voltarmos ao “Quando eu nasci”, de Isabel Minhós Martins, e também porque se relaciona com as temáticas em estudo.
Assim, propusemos um desafio aos alunos: desenharem sobre um fundo preto. Disponibilizámos alguns materiais, e com a frase “Do escuro nasceu a cor”, sugerimos que fechassem os olhos e pensassem em alguma coisa que gostassem de ver quando os abrissem de novo. Foi este o trabalho que lhes aconselhámos.
O trabalho foi realizado sem saberem a finalidade do mesmo. Quando terminaram, conheceram o objetivo da atividade: o trabalho realizado será a capa onde guardarão os trabalhos realizados sobre o livro que iremos explorar.
No final, ainda tivemos tempo para alguns alunos apresentaram o seu trabalho aos colegas.



matematicando

A fim de percebermos melhor a numeração decimal, mais uma vez jogámos ao jogo do banqueiro, desta vez já com uma nova ordem – as centenas.

Os meus olhos

Na atividade experimental desta semana, a professora Graça falou-nos do sentido da visão. É através dos seus órgãos – os olhos – que nós podemos observar tudo o que nos rodeia.
Com experiências fáceis de executar, verificámos que é este sentido que nos possibilita diferenciar as cores, os tamanhos e as formas de tudo que esta à nossa volta.



terça-feira, 23 de outubro de 2012

Configuração gráfica

Hoje, trabalhámos a configuração gráfica de um texto. Uma das formas de representarmos a linguagem verbal é o parágrafo.
Os Amigos aprenderam o que é um parágrafo e como ele aparece configurado num texto escrito. Assim, aprenderam o seguinte: quando escrevemos, devemos chegar até ao fim das linhas; quando mudamos de assunto ou queremos enunciar uma ideia diferente, devemos fechar o parágrafo com um sinal de pontuação (ponto final, de interrogação, de exclamação ou reticências) e mudar de linha. Na linha seguinte, o texto recomeça um pouco mais à frente, o que significa que é a abertura de um novo parágrafo.
Um texto, normalmente, apresenta vários parágrafos.

Autumn (outono)

Nas AEC (atividades enriquecimento curricular), o inglês é a língua estrangeira que é oferecida aos alunos na nossa escola.
A aprendizagem precoce de uma língua não materna deve efetuar-se de uma forma lúdica e essencialmente oral.
Em articulação com o professor de turma, foi tratado o tema “Outono” e pelo que pudemos observar os Amigos já se desembaraçam muito bem, e que bem que eles cantam!

sábado, 20 de outubro de 2012

A escola das Letras

Terminámos  o capítulo "A escola das letras", do conto O circo das palavras voadoras, de Álvaro Magalhães.
O professor Alfabeto estava muito zangado com a letra H, mas afinal o caso era mesmo  preocupante e o professor disse-lhe para ele sair da palavra para ir de urgência para o hospital.
Tal como a Vanessa, os Amigos ficaram muito curiosos para saber como seria o hospital das letras.


sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Água quente ou fria?

Dentro da sensibilidade do tacto, a experiência de hoje quis dar resposta à pergunta, “Qual o fator que influencia a sensação de quente e frio?
Seguindo o protocolo, os Amigos descobriram a resposta.


quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Plano das classes de palavras

Baseado no poema “Os nomes”, de Maria Alberta Menéres, partimos para a descoberta de regularidades no funcionamento da língua.
Assim, depois de trabalharmos o texto e analisarmos o seu final, aprendemos que “cada coisa tem o seu nome” pelo qual é conhecido, e que todas as palavras que identificam pessoas, animais, plantas e coisas são designadas por nomes.
Hoje, jogámos ao jogo dos nomes, o “stop”. Um colega dizia o alfabeto baixinho e quando ouvisse a palavra “stop” tinha de dizer a letra em que tinha sido interrompido. De seguida, tínhamos dois minutos para preencher a ficha de registo com um nome de pessoa, de um animal, de uma planta, de uma localidade ou de uma coisa. No final, cada um dizia as palavras que tinha escrito e atribuíamos-lhe uma classificação.

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Os nomes da SE3

Com base na estrutura do Poema "Os nomes", de Maria Alberta Menéres, escrevemos um poema com os nossos nomes, que aqui deixamos para poderem ler.


terça-feira, 16 de outubro de 2012

Tipos de Texto

Aproveitando o ambiente criado na escola neste Dia Mundial da Alimentação, depois de termos vivido em conjunto aqueles momentos que vão ficar na memória de todos e de sentirmos tanta satisfação por termos participado na confeção da nossa canja de galinha, propusemo-nos escrever um texto instrucional.
Depois de relembrarmos as partes que devem fazer parte deste tipo de texto, foi relativamente fácil a sua escrita. Se alguém quiser experimentar a nossa receita, aqui a deixamos.



Sopa do dia

Na calendarização da atividade Semana das Sopas Tradicionais, atividade incluída no PAA (Plano Anula de Atividades), cujo objetivo é promover uma alimentação saudável no espaço escolar, coube hoje, Dia Mundial da Alimentação, à turma SE3 confecionar uma canja de galinha, sopa eleita pelos Amigos. Para nos ajudar, contámos com a mãe da nossa colega Margarida, a D. Marina, a quem muito agradecemos.
Os Amigos também participaram na sua elaboração e tiraram notas para, mais tarde, escreverem um texto instrucional.
Canja pronta, Amigos à mesa para saborearem a tão desejada sopa! E que apetite tínhamos todos!
Foi desta forma que comemorámos o Dia Mundial da Alimentação.





segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Tasquinha das sopas

No âmbito do PAA (Plano anual de Atividades) e incluída na Semana da Alimentação, "Os Amigos" participaram na atividade, dinamizada pela biblioteca do Centro Escolar, Tasquinha das sopas.
Com a biblioteca lembrando uma “tasca tradicional”, os alunos eram distribuídos por mesas onde tinham à sua disposição várias ementas, a fim de escolherem o seu prato favorito.
Os pratos servidos eram vários títulos de obras, não para saciar o corpo mas a mente. “Os Amigos” tiveram um momento de leitura autónoma e no final preencheram uma ficha com os elementos paratextuais do livro escolhido.
A avaliação (pagamento da conta) foi feita já na sala de aula e foi muito positiva.





sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Histórias de vida III

Concluímos a apresentação do trabalho “O meu passado longínquo”. Os Amigos portaram-se muito bem e foi muito bom vê-los reviverem alguns momentos do seu passado.



O circo das palavras voadoras III

Foi mais uma sessão do Plano Nacional de Leitura (PNL), e continuámos a ler o conto de Álvaro de Magalhães. Lemos mais duas páginas (12 e 13) e analisámos a letra Xis, que se julga muito importante: até aparece no Totobola.
Aproveitámos e fizemos a revisão dos vários sons que esta letra pode representar, à medida que iam aparecendo no texto (exame, explicar, próximo). No final, elaborámos uma pequena lista de palavras com os sons que estamos a estudar.
Ah! Para terminar, o Xis reconciliou-se com a letra A e convidou-a a formarem mais uma palavra em que ficassem bem juntinhas.

A centena

Durante esta semana trabalhámos o quadro do 100, as suas regularidades e generalizações, contagens... Mas só hoje concretizámos o número cem, fizemos a sua leitura e representação, tanto no ábaco como no material multibásico.

Em busca dos sentidos: o tacto

Já se tornou habitual, às sextas-feiras, recebermos a professora Graça para mais uma atividade experimental. Hoje, descobrimos mais um sentido do nosso corpo, o sentido do tacto. Aprendemos que o órgão deste sentido se encontra na pele, mas que esta não tem a mesma capacidade sensorial em toda a superfície do corpo.
A experiência que fizemos permitiu-nos verificar que a parte da pele mais sensível se encontra na ponta dos dedos, e que é por isso que nós costumamos apalpar com as mãos.


quinta-feira, 11 de outubro de 2012

matematicando

Continuámos a trabalhar com o quadro do 100.
Descobrimos o operador numérico das linhas e das colunas; fizemos contagens de 5 em 5 e de 3 em 3 e pintámos os números de azul e de amarelo, respetivamente, e, depois, representámo-los num diagrama de Venn.