Os
“Amigos” ensaiam os primeiros passos na construção de pequenos textos.
Durante
estes últimos dias, temos vindo a tentar descobrir como escrever um texto
narrativo. As várias etapas de escrita de um texto deste tipo foram trabalhadas
separadamente: a planificação, a composição e a revisão.
Para
ajudarmos na planificação, dotámos os alunos de um “esquema orientador” com
todas as componentes da narrativa (introdução, desenvolvimento e conclusão). Em
cada uma destas partes os alunos tiveram de preencher os vários elementos da
narrativa: personagem, tempo, espaço, problema/conflito, resolução do
problema/conflito e, finalmente, o desenlace ou conclusão. Para cada item
foram-lhes propostas várias sugestões das quais teriam de escolher uma e,
assim, preencherem o esquema orientador fornecido.
Passou-se,
então, à composição. Cada aluno teve de escrever uma história, com o máximo de
quinze linhas.
Os
textos criados foram corrigidos pelo professor, e foi escolhido um para
melhoramento. Este texto foi escrito no quadro, tal como o aluno o tinha
escrito. Foram analisados e corrigidos os erros ortográficos, a apresentação
gráfica e, por fim, no quadro interativo, com colaboração de toda a turma,
alteraram-se algumas partes do texto, mas mantendo sempre a ideia do autor e de
forma que contribuísse para o seu melhoramento.
No
final, obtivemos uma bela história que iremos ilustrar.
Gosto muito de escrever histórias e agora que aprendemos a fazer a planificação já consigo fazer melhor as minhas histórias! :D ;D
ResponderEliminar